Britamontes | Um dia com Eng.º Bruno Oliveira
15 de Março 2020 | Construção civil | Empresarial

Um dia com… o Eng.º Bruno Oliveira

Na Britamontes, acreditamos que há tradições que são importantes manter. É por isso que, em 2020, decidimos continuar a mostrar-lhe os bastidores do setor da construção, com especial ênfase no dia-a-dia dos nossos trabalhadores.

Numa manhã solarenga de março, encontrámo-nos com o Eng.º Bruno Oliveira para o acompanhar numa obra Britamontes de construção civil. O ponto de encontro foi à porta da fábrica da Arneg Portuguesa, em Sintra (um dos líderes mundiais em equipamentos de refrigeração comercial).

 

As especificidades de uma obra

“A Arneg é um cliente com quem iniciámos atividade há 8 meses atrás e, satisfeitos com o nosso trabalho, têm vindo a solicitar intervenções pontuais de construção civil. A obra de hoje foi iniciada há 2 semanas e é uma empreitada significativa…”, refere o Eng.º Bruno.

Ao entrar dentro de um dos complexos da fábrica, ele começa por nos explicar quais os trabalhos a decorrer. “Aqui estamos a efetuar a remoção de todo este pavimento para depois podermos nivelar o solo até à zona exterior. Ao mesmo tempo, estamos a fazer a construção de um pequeno muro, conforme as indicações do cliente.”

 

Britamontes | Um dia com Eng.º Bruno Oliveira

 

Britamontes | Um dia com Eng.º Bruno Oliveira

 

Percorrendo o complexo até ao lado exterior, destaque para a colocação de uma comprida chapa termolacada, terminada recentemente. E quais os fatores críticos para concluir uma obra assim? O Eng.º refere que “há 2 elementos importantes a considerar.

Em primeiro lugar, a preparação: saber qual o tipo de materiais a utilizar e apurar as medidas corretas do espaço para minimizar o desperdício de recursos. Em segundo lugar, a implementação: assegurarmos que os suportes estão bem fixos, de forma a aguentar o impacto dos ventos fortes que se fazem sentir nesta zona.”

 

Britamontes | Um dia com Eng.º Bruno Oliveira

 

Os primeiros passos na Engenharia Civil

Informal e bem-disposto, o Eng.º Bruno conta-nos que trabalha na Britamontes há cerca de 3 anos, após uma experiência profissional no estrangeiro: “estive 1 ano na Venezuela e adorei; só que a dado momento a situação do país começou a complicar-se e resolvi voltar a Portugal.”

Foi nessa altura que os caminhos da Britamontes e do Eng.º se cruzaram. Olhando para trás, o nosso protagonista conclui que “não encontrei melhor ambiente de trabalho do que aqui. Sinto-me muito bem.”

E o curso de Engenharia Civil: terá sido um amor à primeira vista? “Para ser honesto, fui aprendendo a gostar durante os anos de faculdade. Na altura o setor da construção estava em alta e tomei a decisão estratégica de seguir esse caminho. Por outro lado, eu sempre tive um bom raciocínio matemático: um requisito fundamental para quem exerce as minhas funções.”

 

Britamontes | Um dia com Eng.º Bruno Oliveira

 

Eng.º Bruno: o homem dos vários ofícios

Já que o tema foi lançado, é inevitável perguntarmos quais as obrigações de um engenheiro civil. Após um longo suspiro, o Eng.º revela que “fazemos de tudo um pouco… Ocupamo-nos da orçamentação e planeamento da obra; a gestão do pessoal; encomendas de materiais e, principalmente, garantir que o trabalho fica concluído com qualidade dentro do prazo estabelecido.”

Tarefas estas que exigem um enorme sentido de responsabilidade, pois conjugam uma vertente mais técnica de gestão e planeamento (hard skills), com competências sociais-humanas (soft skills).

Face a este último ponto, “crescemos muito a nível pessoal e profissional, pois lidar com pessoas diferentes todos os dias não é nada fácil.” E no momento de reunir as tropas, qual a abordagem do Eng.º Bruno? “Temos de ter um discurso motivador, que é adaptado consoante o tipo de perfil que temos à nossa frente. É diferente falar com um jovem que está a começar a carreira ou alguém que já tem muitos anos disto…”

 

Britamontes | Um dia com Eng.º Bruno Oliveira

 

Fatores de sucesso Britamontes

Na visão do Eng.º Bruno, uma obra bem-sucedida tem de preencher uma série de requisitos: “bom planeamento; rigor na execução e acompanhamento próximo dos trabalhos. Na verdade, este último fator é extremamente valorizado pelo cliente porque dá segurança e confiança de que tudo está a ser feito com ordem e profissionalismo.”

E quando questionado sobre as mais-valias de um serviço Britamontes, o Eng.ª Bruno salienta que “nós raramente subcontratamos. Temos o nosso próprio pessoal, qualificado e bem formado, que faz toda a diferença na concretização da obra.”

Se tiver dúvidas entre que empresa contratar para um serviço de construção, elas serão de imediato dissipadas: “a Britamontes é uma marca que os clientes associam a qualidade e isso, para além de nos deixar orgulhosos, reflete-se também em mais pedidos de orçamento.”

 


 

Siga o conselho do Eng.º Bruno e peça o seu orçamento!

A Britamontes está pronta a concretizar a obra que há muito idealizou.