Obras zonas históricas Lisboa | Britamontes
22 de Agosto 2018 | Reabilitação exterior | Particular

Obras em áreas classificadas como históricas: o que deve ter em conta

A reabilitação urbana, quando acontece em zonas históricas e em edifícios históricos, deve obedecer a alguns parâmetros que visam respeitar e manter as caraterísticas arquitetónicas e urbanísticas do lugar onde se integram e da época em que foram construídos.

Os bairros históricos de Lisboa – de Alfama ao Bairro Alto – reúnem alguns edifícios de traça antiga, desde casas tradicionais a edifícios mais nobres, cujos os elementos originais devem ser mantidos e contemplados no projeto de reabilitação urbana.

A equipa Britamontes, muitas vezes solicitada para obras em zonas classificadas, reúne neste artigo algumas das linhas gerais que devem ser tidas em conta quando se inicia um projeto de reabilitação urbana em zona histórica.

 

Caixilharias

É obrigatório respeitar todas as caraterísticas das portas e janelas de edifícios considerados históricos: as réplicas destes elementos devem ser produzidas com o mesmo material e a mesma estereotemia – se a janela original possui uma determinada quadrícula, essa quadrícula deve ser mantida; se as portadas abrem para dentro, a réplica da janela deve integrar o mesmo tipo de mecânica.

 

Cobertura

No momento da reabilitação, os materiais originais utilizados em telhados e coberturas também devem ser respeitados: a telha tradicional deve ser mantida, bem como os desenhos e os motivos que o telhado original possua.

 

Pinturas, frescos e painéis de azulejo

Em obras de reabilitação de edifícios históricos que contenham este tipo de elementos, a possibilidade de retirada é complicada (ou mesmo impossível): considerados património, estes elementos devem ser mantidos e as autarquias tudo farão para impedir estas alterações.

O proprietário, ou o responsável pela reabilitação urbana, deve solicitar o acompanhamento de uma equipa profissional de restauro, de forma a reabilitar e enquadrar estes elementos no projeto de renovação do edifício.

 

Obras subterrâneas

Em obras que impliquem escavações para construção de pisos subterrâneos, para caves ou garagens, é obrigatória a presença de uma equipa de arqueólogos que garantirá os procedimentos corretos para evitar danos e identificar elementos de possível valor arqueológico.

 

Um trabalho feito em rede

As obras de reabilitação urbana de zonas e edifícios considerados históricos são um trabalho multidisciplinar, desenvolvido em conjunto por profissionais de diversas áreas e competências, sempre regulado por licenciamentos e fiscalizações que garantam todos os parâmetros previstos na lei.

 

 

Se planeia reabilitar o seu imóvel, contacte a Britamontes.

 

VER MAIS ARTIGOS