Britamontes | Problemas com infiltração, humidade e condensação nas casas
4 de Janeiro 2018 | Remodelação interior | Particular

O que tenho na minha casa? Humidade, condensação ou infiltração?

A falta de impermeabilização adequada antes da colocação de revestimentos em lajes, paredes e pisos pode resultar, muitas vezes, no aparecimento de humidades e diagnosticar corretamente a origem das mesmas pode ser uma tarefa difícil.

Em época de chuvas e frio conheça um pouco mais sobre este problema que é muito aborrecido, mas infelizmente comum – e saiba o que pode estar a contribuir para o seu aparecimento.

 

Humidade em casa

A humidade, a partir do solo, é provocada por água absorvida pelo solo e pelas paredes e está, habitualmente, confinada a 1 metro acima do nível do solo. É um problema contínuo, mesmo quando o tempo está seco.

Habitações mais antigas eram normalmente construídas sem placas impermeáveis, potenciando o aparecimento de humidades. Se os materiais existentes estiverem danificados ou a própria estrutura tiver defeitos, pode haver manchas de humidade isoladas mas com tendência a alastrar.

 

Infiltrações

As infiltrações têm origem em falhas nos isolamentos ou fissuras. E têm, geralmente, a forma de “V”, aparecendo normalmente junto à origem da infiltração. Em situações mais graves, é possível identificar gotejamentos e escorrências, casos que implicam uma intervenção urgente.

Nem sempre é fácil e óbvia a identificação destas falhas e, muitas vezes, a origem da mesma pode estar a vários metros de distância. É importante reconhecer bem o tipo de infiltração e, se possível, solicitar os serviços técnicos e especializados.

 

Condensação

A condensação existe quando o ar húmido aquece e atinge uma superfície fria. Por exemplo, quando uma parede é exposta a ventos gelados do inverno ou azulejos, o resultado é a condensação. A condensação acontece mais frequentemente em casas de banho e cozinhas, onde as atividades com água são regulares.

As manchas de humidade por condensação podem apresentar-se com aspeto irregular, com formas pequenas e circulares, principalmente nas lajes de teto e com bolor na sua envolvência. Esta patologia pode ter origem numa falha de ventilação da fração, quer por responsabilidade do proprietário, quer por falhas na exaustão/ventilação dos espaços de cozinha e instalações sanitárias.

 

A Britamontes assegura serviços de impermeabilização e poderá ajudá-lo a encontrar a solução mais indicada para o seu caso. Contacte-nos.